sábado, 26 de maio de 2018

CRÔNICA

CHEIRO DE MÃE

Dizem que mãe tem cheiro. De macarronada, de feijoada, de galinhada, de avental sujo de ovo, e por aí vai.
Eu não sei de nada. Minha mãe não gostava de cozinhar, mas cozinhava.
Talvez o cheiro forte que tenha ficado e fincado na minha memória, tenha sido um aroma de canela.
Dai- me um Jorge Amado porque eu viro Gabriela, cravo no meu peito marcas de um buraco na parede, lembrando Rubem Fonseca.
A minha mãe comprava cadernos novos na mercearia da esquina.
Pra eu que eu não fosse para escola com cadernos rasgados.
Nesses cadernos eu sentia o aroma perfeito entre meus rabiscos. Desde remotos tempos, eu escrevia nos papéis de pão, fazia meus diários secretos de sonetos, inventava poesias. Que barra! Agora entendo Carolina de Jesus, Clarice Lispector, Cora Coralina, Zélia Gattai.
Minha mãe tinha cheiro de alfazema.
Sim, sabe aquele “esquemão” de um vidro de perfume que não tinha aroma de alfazema? Ele chamava - se Alfazema. Um frasco grande com estampas da planta, que era só abrir.
Passar nas mãos, e dá licença, que eu passava a minha alfazema no corpo inteiro, até perto do meu ponto G.
Atualmente, há no mercado, diversos tipos de perfumes com um monte de aromas. Florais, secos, doces, etc. “Aroma de alfazema”. Mas eu só gostaria de sentir hoje , o cheiro de alfazema que minha mãe comprava, colocava o frasco na penteadeira, toucador...
Tanta dor espalhada no meio do caminho.
 E eu? Querendo minha Alfazema.  Alfazema que a minha mãe sempre tinha na pele dela também, mas...
Nessa vida cheia de confusão, chega o dia das mães. O comércio de repente, não mais que de repente, terá um lucro, né?
“Oi, quem vende o perfume Alfazema por aí, me chama no inbox.”
Juro que eu faria um empréstimo no banco (?) pra comprar vários frascos de Alfazemas bem grandes, que é pra ver se eu tenho sorte, de resgatar uma tal cidadania.
Companhia de mãe é uma parceria sem fraude. Sem golpes. É poder de mulher. Direito de mãe, usar perfumes de alfazema, conquista de filha em candidatar-se e serem eleitas, por todas as mulheres usando as saudades. Amor de mãe é soberano. Não é preciso ser mãe. É preciso coexistir.  Não adianta carinha de coração, não, viu? Sentiu? Mãe não é apenas anjo sagrado, retrato emoldurado e amarelado pelo tempo. É preciso conquistar uma mãe com desejo. (Quem sabe Sigmund Freud explica).
Desejo por perfume de alfazema.
Foi por causa desse cheirinho gostoso, que eu jamais vou esquecer minha mãe.
Por isso eu sou tarada em perfumes.
Vão - se as mães ficam seus cheiros.
Sandra Modesto. 
Arte da imagem , Gabriel Modesto.

 ( Escrito dia 5 de maio de 2018)
Arte: Gabriel Modesto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem sobre a postagem com palavras simples, respeitosas e objetivas.

  Quarto turno Eu soube há pouco tempo a respeito de um campeonato de ioiô. Era uma tarde quase no final, mas o café esfriava, enquanto ...