domingo, 21 de junho de 2020

DIA DE LAVÍNIA >> Sandra Modesto



Em 2017, Lavínia esteve aqui em casa. Antes de vê - la percebi que era ela. Só de ouvir os passos apressados de Lavínia. Uma menina. Tinha seis anos. Inventou um nome: Lalá.

Ela não é minha neta, não é minha sobrinha, uma prima envolvendo laços de ternura, por toda a parte.

Lavínia chegou e foi direto para rede que eu tenho na área onde tem uma máquina de lavar roupas. Um cachorro no quintal, e tudo o mais. Quimeras de uma casa.

Fui brincar com Lavínia. Balançamos na rede e registramos nossos momentos em fotos digitais.

Ofereci frutas.

- Quer maça?

- Depois eu quero. Só um pedaço.

- Quer bolachas?

Ela abriu um sorrisão. Abri o armário e peguei um pacote de bolachas de chocolate. Fechado. Entreguei pra ela.

Eu tinha um compromisso. Fui ao meu quarto pegar a bolsa.

Lavínia me acompanhou. Observava meus detalhes quando eu procurava um batom e não sabia em qual bolsa. Achei. Peguei uma maquiagem e não consegui abrir a embalagem. (Sempre apanho disso).

- Ah, não, eu nunca consigo abrir esse “trem”,

- Deixa eu ver.( Ela disse e pegou das minhas mãos.)

Virou as costas e saiu do quarto. Foi até o corredor próximo ao mesmo. Voltou rapidinho. Questão de segundos.

- Aqui. Abri.

Eu fiquei admirada com a facilidade e agilidade de Lavínia.

Prossegui pegando minhas coisas, parecendo uma máquina elétrica ou a vapor. Não sei. Lavínia me olhou e disse: Eu quero ser a Sandra.

 “Oh, Lavínia, tenho a certeza que eu sim, queria ser você.”

Lalá fez nove anos. Dia 2 de junho de 2020. É uma menina espichada cheia de cachos nos cabelos.

 Autora: Sandra Modesto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagem sobre a postagem com palavras simples, respeitosas e objetivas.

  Quarto turno Eu soube há pouco tempo a respeito de um campeonato de ioiô. Era uma tarde quase no final, mas o café esfriava, enquanto ...